Vapor de água

Nasci errada. Não me lembro de um só dia em que tenha me sentido certa, em acordo com o tempo, espaço, outras pessoas. Ser errada me fez rebelde desde cedo. Muitas e intensas dores provocadas e sentidas. Muitos discursos inflamados desde sempre, dedo em riste, críticas muito severas. Sempre errada, errante, errando.

Cresci errada. Na sensação de desamor sempre presente, gritante, aprendi a sonhar demais, querer demais. Me amparava na rebeldia, na luta contra o mundo e contra todos. Versão feminina infanto-juvenil de Don Quixote, solitária, sem Sancho Pança. Continuei errando em cada mísero detalhe. Tanto que os poucos acertos pareciam — e ainda parecem — obra do acaso. Aprendi a amar na ressaca das paixões, no desamor, a acarinhar na carência do toque.

Fui assim, gostando sem saber me fazer gostar e sem ser gostada, na errância. Riso frouxo, debochado, sorriso escasso, aprendi a rir de mim mesma observando o ridículo de todos os meus erros. E foram tantos que só restava rir-me de mim… Vivendo errado procriei errado. Conheci o maior amor errando e nem assim me redimi. Segui errando e errei tanto que fiquei torta, sem conserto.

Passada mais da metade do erro, digo, da vida, sigo errando. Mas como posso ser tão burra e não aprender com os erros? Aprendi. Foi tudo que aprendi nessa vida torta: Errar. Não sei fazer outra coisa. Exibo minha competência e aprendizado diariamente. Quer acertar? Não siga meus passos e vá na direção oposta a minha.

Não me preocupo mais em achar caminhos. Certos ou errados, tanto faz. Trocaria hoje todos os meus sonhos — grandes demais para mim — para me tornar vapor de água e me desfazer aos poucos no ar, sem rastro, sem lembranças aqui, e ir chover noutro lugar.

.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

15 respostas para “Vapor de água

  • Renata Lins

    Errante, tão querida, tá duro nesse mundo estranho em que nos coube cair “ser certa”… vamos por aí, errando, porque o caminho é indo. E o certo tá no sofá. Não tem jeito, a gente continua… Beijo.

  • suzana

    Niara, de tanto errar, eu decidi que de agora em diante, só quero viver.Beijo

  • Rejane

    Imagem e texto se completam. E ambos refletem a sua alma, que por ser errante, vai se tornando cada dia mais linda. Quem nesse mundo pode ser completo se não tiver se aventurado e errado e acertado e errado de novo. Beijos querida e obrigada por compartilhar seus sentimentos de forma tão bonita e sincera.

  • bete_davis

    que lindo Ni!
    me vi um pouco aí tb, chorei. E lembrei de uma música do Kid Abelha http://www.youtube.com/watch?v=4IGIHGkHiKM&feature=related.
    Tão difícil vc assim contra o mundo, Ni. Mas a gente te adora e tá aqui. bjão.

  • Carlos frco

    Belo, belo!

  • Márcia

    Você não é errada. Ou erra. Apenas é mais frágil, mas sensível, mais amorosa, mas delicada, mais perceptiva com seus sentimentos, valores e com o mundo. Os que lutam, brigam, gritam é porque se importam mais, buscam mais, sonham mais, amam mais. As pessoas mais que conseguem perceber o mundo de uma forma mais complexa, das que conheço são as mais “toscas”, “casca grossa”, “sai da frente que eu tô passando”….São as que se importam, que amam o mundo, a vida, todo mundo e não apenas seu umbigo.
    Você não está errada, apenas tem amor demais num mundo com pouca gente pra receber…

  • Luciana

    Vamos ser gauches na vida…;-)

  • mayroses

    Não, Niara, você não está errada….caminhar, mover, mexer, fazer barulho, incomoda o mundo, mas não faz de você uma pessoa errada. Você é muito linda e sou muito feliz de ter encontrado vc pelo caminho. Texto emocionante, amiga. Beijos!!

  • Fernando G.C. Amaral (@Quodores)

    Ei… um beijo. E ouça esta do Seu Argemiro e do Casquinha, da Velha Guarda da Portela: http://www.vagalume.com.br/argemiro-patrocinio/a-chuva-cai.html Até sendo chuva, vamos pedir para você ficar.

  • Amanda

    Estar do lado dos perdedores é, em muitos casos, a própria vitória. 😉 Beijos

  • Niara de Oliveira

    Se o certo é o sofá, Renata, é melhor estar errada mesmo. Beijo, querida!
    Também quero viver, Suzana, mas ‘num tá fáceo’… Beijo!
    Ser errada dói demais, Rejane, e quando as dores ficam muito grandes eu venho aqui compartilhar com vocês. Beijo!
    Iara, eu estava ouvindo essa música do Kid Abelha e essa do Chet Baker http://www.youtube.com/watch?v=MDsaQhxvXS4 enquanto escrevia. Se choraste lendo, imagine eu escrevendo… Beijo!
    Obrigada pela visita, Carlos. Abraço!
    Estás certa, Márcia. Sendo manteiga é preciso uma casca muito grossa para suportar as pancadas… Tanks. Beijo, sua linda!
    Lu, querida e necessária, obrigada pela inspiração. Estou aprendendo a escrever também contigo. Fico lisonjeada em ter uma escritora tão visceral como minha leitora. Beijo!
    May, se tem algo que me consola neste mundo é ter te encontrado pelo caminho. Beijo!
    Um beijo, querido Fernando. Tu és de uma gentileza ímpar e sempre capta a minha alma… Que coisa, hein!?
    Eu sempre estarei ao lado dos perdedores, Amanda. Minhas lutas são todas inglórias e meu caminho torto. O que salva é a companhia… Aliás, só pela companhia eu já sei que estou do lado certo. Beijos!

    Obrigada a todos pelo carinho! Emocionei aqui com os comentários… 😥

  • Sérgio Siebra de Morais

    Na verdade aprendi que quem acerta ou o que acerta é a ilusão do acerto. Errando somos “acertantes” sem saber. O que resta é a censura de um pai universo rigoroso, como um treinador que prefere nos dizer que ainda não alcançamos o ideal.

  • Barbara Deister

    Uma das resenhas críticas de uma vida mais bem construídas que eu já li. Siga errando. Beijo

  • Eu, desumana « Pimenta com Limão

    […] Dias de Mudança Estranhamento O amanhã colorido Vapor de água O caminho escolhido CompartilharTumblrTwitterEmailFacebookImprimirGostar disso:GosteiSeja o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: