Já escrevi muito aqui no Pimenta sobre a necessidade da abertura dos arquivos da ditadura para que, conhecedores de nossa história real, concreta, possamos construir uma democracia sólida, sem o risco sempre presente da violação dos direitos humanos pelo Estado — a herança mais perversa do regime militar. Já me manifestei, esperneei, indignei sobre a decisão do STF em não rever a Lei da Anistia e estendê-la aos torturadores e nos tirar a possibilidade da justiça sobre os crimes cometidos durante a ditadura militar.
Confesso que não me agrada o viés dessa Comissão Nacional da Verdade e acho que ela não cumprirá o papel de jogar luz nos porões da ditadura, já que alguns arquivos continuarão secretos ad eternum. Como muito bem salientou Marcelo Semer em sua coluna hoje no Terra Magazine, “Comissão da Verdade encerra ciclo da redemocratização“:
Ainda que se disponha a “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres”, não tem nem terá competência para julgá-los.
Mas depois de ver o STF estender anistia aos torturadores e a presidenta Dilma Rousseff, com poderes para determinar a abertura imediata dos arquivos secretos da ditadura, jogando a bola para o Congresso Nacional, repleto de apoiadores e beneficiários do regime militar, o que nos resta?
Respirar fundo, lamentar que quase todos os países da América Latina que “superaram suas ditaduras, revogaram leis de anistias ou atualizaram suas jurisprudências de acordo com as normas internacionais, para julgar crimes de lesa humanidade cometidos no período” (Semer) e que o Brasil não fará isso — e digo isso com muita raiva e tristeza — e apoiar a criação da Comissão Nacional da Verdade. Afinal, como diz Suzana Lisbôa, da Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos, “a única luta que se perde é a que se abandona“.
Artistas e intelectuais lançaram um manifesto em defesa da Comissão da Verdade — encabeçados por Leonardo Boff, Emir Sader, Marilena Chauí e Fernando Morais — e estão colhendo apoios e assinaturas. Várias entidades e personalidades defensoras dos Direitos Humanos acompanharão neste 21 de setembro, a ministra Maria do Rosário na entrega simbólica do Projeto de Lei 7.376/2010 que cria a Comissão Nacional da Verdade no Congresso Nacional, às 16h. Estarei atenta acompanhando, pois há a possibilidade de ser votada ainda hoje.
É o que temos pra hoje. Então, que venha a Comissão Nacional da Verdade e o futuro!
Participando do tuitaço pela aprovação da #ComissãoDaVerdade.
.
21 setembro, 2011 at 3:38 PMset
Tamo junto, no minimo abrir essa merda…
21 setembro, 2011 at 3:38 PMset
URGENTE, URGENTÍSSIMO
UM OUTRO MAIFESTO
Parentes de vítimas da ditadura tentam mudar Comissão da Verdade
Representantes de associações de ex-presos e perseguidos políticos, de grupos de familiares de vítimas da ditadura militar e de entidades de defesa dos direitos humanos percorrerram gabinetes de deputados, nesta terça-feira (20/9), para tentar convencê-los a impedir que o Projeto de Lei 7.376, de 2010, que cria a Comissão da Verdade, seja colocado em votação, hoje, quarta-feira (21/9), em regime de urgência urgentíssima.
Os militantes defendem que o texto do projeto precisa ser alterado para garantir que a Comissão não se transforme em um instrumento inócuo, como dizem no manifesto “Mudar o PL 7.376 para que a Comissão da Verdade apure os crimes da Ditadura Militar com autonomia e sem sigilo”, lançado na segunda-feira (19/9).
Caso o projeto vá à votação em regime de urgência urgentíssima, será praticamente impossível mudar o texto original elaborado pelo governo.
Para ler na íntegra clique >>> http://titaferreira.multiply.com/calendar/item/11989
Ou >>> http://www.kaosenlared.net/noticia/brasil-manifesto-das-familias-das-vitimas-da-ditadura
22 setembro, 2011 at 3:38 AMset
Infelizmente não foi dessa vez que derrotamos os fascista.
Eu disse ontem: “O governo Dilma está prestes a sacramentar definitivamente a impunidade dos crimes cometidos pela ditadura.”
E aconteceu.
Como é que pode essa “eXqueda” cooptada, esse governo entreguista, submisso e cooperador do império, completamente rendido aos militares fascista, de ontem, hoje e sempre, essa presidente que foi enrabada na ditadura mas que pelas suas atuais atitudes parece ter gostado, fazer campanha e ajudar a aprovar esse projeto que põe definitivamente uma pedra em cima e cala para sempre a verdade.
22 setembro, 2011 at 3:38 PMset
Cecília Coimbra, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro
“É preferível que não haja nenhuma comissão do que essa. Da forma como está, vai ser uma mise en scène do governo federal diante de todas as pressões internacionais por investigação. O que estão propondo é uma brincadeira, não é uma comissão.”
Leia a entrevista >>> http://titaferreira.multiply.com/calendar/item/11992
ou >>> http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=19768:tortura-nunca-mais-comissao-da-verdade-virou-encenacao-para-comunidade-internacional&catid=63:repressom-e-direitos-humanos&Itemid=78
ou >>> http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/09/para-entidade-se-governo-aprovar-comissao-da-verdade-passara-fara-encenacao-diante-comunidade-internacional/?searchterm=Cec%C3%ADlia%20Coimbra
22 setembro, 2011 at 3:38 PMset
A Verdade dos Torturadores,PSDB, DEM e PPS
“ A pedido dos Tucanos, a Comissão poderá tomar depoimentos espontaneamente oferecidos.
Por sugestão dos Democratas, seus integrantes não poderão ser dirigentes partidários, nem ocupar cargos de confiança no governo.
Por obra do PPS, decidiu-se que o conteúdo produzido pela Comissão será enviado ao Arquivo Nacional, para ficar disponível à consulta pública.”
André Barrocal >>> http://www.kaosenlared.net/noticia/brasil-verdade-dos-torturadores-psdb-dem-pps
22 setembro, 2011 at 3:38 PMset
não vai adiantar nada.
Os membros desta Comissão serão escolhidos pelo presidente. Eles não terão autonomia, já serão escolhidos carimbados, já serão quem o presidente quer. E, além de tudo não poderão julgar nada. Belaaaa solução né?
24 setembro, 2011 at 3:38 AMset
[…] Que Venha a Comissão Nacional da Verdade! […]
26 setembro, 2011 at 3:38 AMset
[…] Que venha a Comissão Nacional da Verdade! via Pimenta com […]