.
.
Do Congresso da UNE de 1995, em Brasília, trouxe boas lembranças, contatos com a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) – que me valeram mais que o curso inteiro – e algumas camisetas, daquelas brancas de protesto típicas dos estudantes da esquerda. Uma delas tinha uma foto do líder do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) do México e a frase “Somos todos Marcos”. Adorava essa camiseta e a usava com orgulho. O comandante Marcos deu um novo fôlego à esquerda mundial com sua ousadia e criatividade na capacidade de comunicação, usando a internet – que ainda engatinhava – para divulgar a opressão desumana sofrida por seu povo em Chiapas.
Infelizmente a camiseta se perdeu, mas a mensagem não. Essa madrugada a reencontrei em vídeo. Todos nós que lutamos por democracia, trabalho, educação, saúde, moradia, justiça, cultura, alimento, independência, paz, informação, terra e liberdade nesse continente, somos Marcos.
.
.
Locos Por Ti America!
.
6 outubro, 2010 at 3:38 AMout
Momento de confissão: morria de inveja daquela tua camiseta.E claro, da disposição de pautar algo além do que as minhas traziam…algumas vozes da nossa aldeia,um ou outro protesto nacional…enfim,um registro da tua direção na minha pauta mais global.Obrigada,sempre e muito, comadre!
6 outubro, 2010 at 3:38 PMout
🙂
6 outubro, 2010 at 3:38 PMout
Emocionante esse vídeo! Desperta em nós a sensação de que não adianta somente discursar, há muitas bandeiras pra carregar. Lembra-me hoje a luta dos Mapuches, que por defenderem seus direitos, alguns se encontram presos, acusados de terrorismo. E poucas vozes tem se levantado para apoiá-los.