Eternamente Pagu

.
“Esse crime, o crime sagrado de ser divergente, nós o cometeremos sempre”
.
.
Ontem, 9 de junho, foi o centenário de nascimento de Patrícia Rehder Galvão – Pagu.
Jornalista, escritora, comunista, musa dos modernistas (e não da Semana de Arte Moderna – em 1922 ela tinha apenas 12 anos), ousada, inquieta e profundamente incomodada com as injustiças do mundo e diretora de teatro. Certamente estou esquecendo alguma coisa. Pagu foi milhões de mulheres em uma só. Teve seus momentos de sexy apple mais à flor da pele, quis ser estrela de cinema em Hollywood, encontrou Prestes e Jorge Luís Borges, foi do Partido Comunista, trabalhou como operária, foi casada duas vezes, mãe duas vezes, viajou muito, rompeu com o Partido Comunista, pedalou com o último imperador japonês, esteve na União Soviética, foi ativista também no PC Francês, encontrou Freud em um navio, encontrou Breton e a vanguarda francesa, foi ferida em manisfestações mundo afora – de Santos à Paris, foi inimiga pública de Getúlio Vargas, encontrou Sartre, sobreviveu a 23 prisões, tentou o suicídio duas vezes e morreu de câncer aos 52 anos.
Faltou fôlego para ler? Imagine para viver!
Viva Pagu, eternamente uma inspiração.
.
Site Oficial com a programação do centenário
.
Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

2 respostas para “Eternamente Pagu

  • Cristina

    Olá Niara,
    Estava hospitalizada e ganhei um livro da coleção a luta de cada um escrito por Lia Zatz…sobre a história de uma mulher revolucionária chamada Pagu ( logo lembrei da música que tanto ouvia e gostava, gravada por Maria Rita)…comecei a ler e simplesmente fui identificando e associando que a Pagu do livro era a mesa da música…estou extasiada e muito mais orgulhosa de ser mulher…de ser fã da Pagu…e eu nem sonhava nascer…
    Abraços,
    Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: