
Ana Olivera e Pepe Mujica na caminhada da Frente Ampla, pela avenida 18 de Julio, em Montevidéu (foto: EFE)
Presidente eleito do Uruguai, José Mujica, tumultuou o centro de Montevidéu nessa sexta-feira ao participar de uma caminhada ao lado da candidata da Frente Ampla ao governo da capital, há três dias de sua posse como presidente.
Fiel ao seu estilo informal, Mujica caminhou dez quadras da avenida principal da cidade, 18 de Julio, para acompanhar Ana Olivera no primeiro ato de sua campanha para as eleições municipais marcadas para 9 de maio. Vigiados apenas por um pequeno grupo de militantes, que formaram uma corrente humana ao seu redor, Mujica e Ana Olivera caminharam juntos com outras mil pessoas, enquanto dezenas de jornalistas se esforçavam para tirar fotos.
A caminhada que durou aproximadamente 15 minutos causou surpresa entre os cidadãos que não esperavam a presença do futuro presidente e o receberam com sorrisos, gritos e aplausos. Muitas pessoas tentaram tirar fotografias junto com o ex-guerrilheiro tupamaro. O ato foi encerrado na Praça Independência, mesmo local da cerimônia de posse de Mujica na próxima segunda-feira.
Em conversa com jornalistas, Olivera disse esperar que sua campanha tenha como principal característica “o contato com as pessoas”. Ela afirmou que pretende percorrer Montevidéu “palmo a palmo”.
A candidata da Frente Ampla é apontada como favorita. Pesquisas de intenção dão a ela índices de preferência superiores a 50%. Olivera tem 56 anos e milita no Partido Comunista, integrante da Frente Ampla. Se eleita, será a primeira prefeita mulher de Montevidéu em 101 anos de processos eleitorais.
(fonte Telesur e Ansa)
Deixe um comentário