Da série “Esse texto parece meu”

.
O texto de Florbela Espanca é apaixonante. Quanto mais leio, mais me identifico e penso que ela parece ter tomado minha alma emprestada para escrever. Mesmo que pareça pretensão, é assim que sinto.
.
“O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!”
.
(trecho de carta a Guido Battelli)
.
Florbela Espanca foi uma poetisa portuguesa, precursora do movimento feminista em Portugal. Batizada Flor Bela Lobo, nasceu filha ilegítima em 8 de dezembro de 1894, Vila Viçosa. Escreveu seu primeiro poema aos sete anos e quando ingressou no ensino primário passou a assinar o sobrenome do pai. Casou-se no dia em que completou 19 anos. Divorciou-se em 1921 e suicidou-se no dia em que completou 36 anos, em 1930 em Matosinhos, ingerindo dois frascos de Veronal.
.
.
Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

2 respostas para “Da série “Esse texto parece meu”

  • Fernanda

    Florbela vale sempre lembrar…O baú de qualquer memória é pouca luz para a intensidade desta mulher!Ah, estes suicidas maravilhosos,exaltados e definitivos. Parece que só esta disposição de viver tudo oferece a possibilidade de continuar vivo!Quanto envolvimento e oferta de sacrifício a escrita proporciona para que se supere a morte na multiplicação de si próprio na existência do leitor!Obrigada, comadre! Se não sabias, te informo: a culpada da minha paixão por Florbela foste tu!Sempre vale lembrá-la, afinal, como dizia Agostinho: ” A memória é o ventre da Alma.”

  • Ana Paula

    Minha gêmea…

Deixe um comentário

