A esperteza de Lula

Esta análise vai no sentido de não ver uma luta justa ser usada como mera manobra eleitoral. Integro uma campanha conjunta com outros blogueiros pela abertura dos arquivos secretos da ditadura, pela punição aos torturadores e defendo o PNDH-3 em sua integralidade, principalmente a Comissão da Verdade – tal como está no texto original do decreto assinado pelo presidente Lula em 21/12/2009

Primeiro fiquei espantada em ver uma Comissão da Verdade – para apurar os crimes cometidos durantes a repressão política – prevista no terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos. Realmente não esperava. Depois veio a tardia repercussão na imprensa (levaram dezoito dias para ler o documento e descobrir como melhor poderiam usá-lo), da direita e dos militares.

Aos poucos, todos os defensores dos Direitos Humanos no país vão levantado a voz para defender uma iniciativa do governo Lula – alguns pela primeira vez em sete anos.

O fato é que o PNDH-3 merece mesmo ser defendido. Além de ser um documento construído democraticamente (fato reconhecido até por tucanos um pouco mais sensatos) ao longo de um ano, foi amplamente negociado com todos os setores do governo. Isso quer dizer que não havia nada no texto final que todos já não soubessem há muito tempo. Essa gritaria toda aponta na direção de interesses obscuros. Obscuros para a maioria da população. Para quem convive com o jogo político brasileiro nada tem de obscuro ou escondido nas intenções da imprensa e da direita, mais uma vez unidas na defesa de torturadores e assassinos contra os “terroristas maus e comunistas”. Basta defender o PNDH-3 para ser imediatamente classificado de subversivo pela cartilha atual da grande imprensa.

Mas – porém, todavia, contudo -, ao ouvir os discursos em defesa do PNDH-3, comecei a duvidar das intenções do governo ao assiná-lo. Quem leu a entrevista, publicada simultaneamente por vários blogs, de Pedro Luiz Maia com Criméia Almeida vai entender onde estou querendo chegar. O presidente Lula, e seu governo, descrito por ela não combinam em nada com o Lula que vimos dois dias atrás defendendo o direito de 140 famílias enterrarem seus mortos.

Então, pergunto: Por que um governo que não fez nada para abrir os arquivos secretos da ditadura, tendo poder para tanto, e investigar onde estão esses “140 cadáveres” (esse números é contestado pela Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos), de repente resolve fazer alguma coisa?

Apesar de estar engajada na luta em defesa do PNDH-3, não esqueço que estamos em ano eleitoral e que o principal objetivo de Lula é fazer da ministra Dilma a sua sucessora. Espero (e quero!) estar enganada mas, olhando melhor o cenário, tudo me parece apenas uma grande sacada estratégica de Lula.

Neste momento em que todos os movimentos sociais do país poderiam estar se aglutinando em torno de uma outra candidatura que defendesse os objetivos da Comissão da Verdade e demais pontos previstos no PNDH, estão dando uma trégua em suas críticas ao presidente e sua candidata. Já cheguei até a ler que ‘se fosse Dilma a presidente, esses arquivos já teriam sido abertos’. É fato também que o governo ganha uma aparência muito mais sedutora e confiável para a esquerda e para os movimentos sociais tendo a grande imprensa, direita, militares e igreja unidos contra ele.

Além disso, estamos às vésperas de mais um Fórum Social Mundial, onde sempre estão presentes representantes dos Direitos Humanos do mundo todo. Com o Brasil prestes a ser julgado na corte criminal interamericana por crimes contra os direitos humanos, seria muito bem-vindo o apoio público manifestado pelas entidades de DH do país, principalmente o apoio das famílias das vítimas dos crimes de DH praticados pelo Estado brasileiro. Não é, não?

Ou Lula é mesmo muito esperto ou eu que estou vendo-o assim.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

4 respostas para “A esperteza de Lula

  • Thiago Beleza

    Um erro culpar uma pessoa. Por tras do Homem LULA, ha uma equipe que precisa planejar as estrategias para a proxima corrida presidencial. Assim e a nossa democracia.. candidatos vendidos como produtos e publicitarios especializando-se em uma area cada vez mais promissora… SOu a favor da oposicao responsavel… Esta acao no Brasil e mais que necessaria e motivo de vergonha para mim ao visita o Museo de LA Memoria no Chile, e ver a relacao que este povo tem com sua historia recente. a unica irrespnsabilidade em escolher este momento para tomar esta decisao, e que sua importancia sera minimizada a publicidade…como sempre, nao havera sequer um debate sobre os fatos importantes e relevantes.. vamos ficar ai, criticando o presidente levianamente, esquecendo da nossa historia.. esquecendo da nossa vergonha em relacao a este assunto…

  • Niara de Oliveira

    Junto com outros blogs estou participando da campanha pela abertura dos arquivos da ditadura, pela punição aos torturadores e defesa do PNDH-3 na íntegra. Escrevi este texto porque não quero ver essa luta minimizada em meio a disputa eleitoral. Quando falo Lula, falo governo e toda a estrutura que tem por trás. E se for mesmo uma manobra eleitoral, é ainda pior que tenha sido uma decisão de muitos e não apenas de um só. Talvez estejas visitando meu blog pela primeira vez e não tenhas visto a campanha que estamos fazendo, mas é só conferir os banners aí na coluna da esquerda. 😉

  • Zeca

    Sinceramente, não creio em manobra, creio sim na oportunidade de depois de uma intensa discussão em torno do assunto, algumas correntes, ou se aperceberam da amplitude do plano somente agora ou esperaram a sua publicação para, alem de combate-lo, agora não mais em separado, mas com a midia, aproveitar tambem para joga-lo no jogo politico mas visando turbulencias…imaginem se a dilma vem a publico e fala um pouco mais do q o “devido”…seria taxada de revanchista e estaria aberta a porta para…..adivinhem…o “medo”. uma coisa é uma pessoa nao identificada com os fatos da ditadura opinar favoravelmente…outra coisa (um prato cheio) é alguem intimamente ligado não aos desaparecidos mas a luta armada, faze-lo….vingança? assim creio q seria colocado…o q querem é ve-la enfronhada na discussao…e na confusão!
    Eu vejo assim.

  • Conrado

    Apesar de não ter mudado o decreto, é muito provável que o acordo (Lula + Vannuchi + Jobim) tenha girado em torno de não submeter ao Congresso nenhum projeto de lei polêmico relativo ao PNDH3. Mesmo que não houvesse grita dos milicos, o ano eleitoral impediria qualquer discussão madura sobre DDHH no Congresso.

    Não vejo Lula atraindo a esquerda. Aliás, Lula jamais se preocupou em atrair a esquerda pro governo. Essa preocupação sempre coube ao PT, não a Lula.

    Da parte dele vieram preocupações como “chama o PL!”, “chama o Sarney!”, mesmo a contragosto do PT. A operação política do governo sempre ficou concentrada nas mãos de Lula. Por isso é razoável dizer que se Dilma fosse presidenta os arquivos da ditadura já seriam públicos. Dilma não ia se preocupar com os milicos mais do que com os movimentos sociais. Lula se preocupou com os milicos, por isso mantém secreta uma parte da história do Brasil.

    “Lula jamais enfrentou a oposição do poder econômico e do poder militar”. Fábio Konder Comparato, entrevista à Agência Brasil, publicado no site do Azenha.

    Nesse ponto – manobra de Lula pra atrair esquerda – discordo do post. Pelo contrário, vejo Lula fazendo concessões aos milicos, padres e latifundiários para atrair o centro político.

    Por que acham que o Jobim ficou quieto de uma hora pra outra?

    O que de concreto podemos fazer, independente de como o governo vai tratar a questão, é lutar pela implementação imediata do PNDH3. Sem concessões. Nenhum passo atrás!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: