Identidade

Essa madrugada revi pela 479ª vez as cenas finais de “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles. É claro que gosto do filme, não apenas por contar um pedaço menos conhecido da vida do Che, mas pela tamanha sensibilidade com que foi contada.

Perceber os momentos em que a lendária figura do guerrilheiro foi sendo talhada pelas injustiças sociais do continente é especial. Mas as cenas finais, a despedida do ainda “Fuser” do amigo Alberto Granado, a imagem atual de Granado na mesma base em Caracas (última cena do filme) de onde se despediu do amigo e que só reencontraria já como o Comandante Che, emocionam muito. Sobretudo as imagens – como que posadas para fotos – dos figurantes, tipos caracteristicamente latinoamericanos, sofridos, provavelmente muito parecidos com os vistos pelo jovem Ernesto e que marcaram sua alma, são para mim inquietantes. Falam diretamente à minha noção de identidade latina e de classe. Sensação de pertencimento, única.

.
Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

2 respostas para “Identidade

  • magh

    PARABÉNS
    Que O próximo ano do resto de nossas vidas seja repleto de ótimas realizações, saúde prosperIDADE FELICIDADE, MUITOS bjs!

    FECHE OS OLHOS E SINTA O MEU ABRAÇO BEM APERTADO! CONTA ATÉ 10! REPIRA , RI, CHORE, AME, GRITE …
    bjs!
    Marg@!

  • Simone

    Vi seu link no twitter
    Eu assisti Diários muitas vezes tbm, e tbm acredito que apesar de algumas coisas serem diferentes na realidade o filme é de uma maestria memorável !
    Além dessa cena maravilhosa no final eu chorei de me debulhar no cinema, de emoção mesmo, a outra cena do Che atravessado o rio para ir ficar com os leprosos é emocionante e estarrecedora!
    É a percepção do HUMANO em toda sua incompletude, é a dimensão da generosidade sem fronteiras, é divino!
    abraços
    Simone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: