Guernica

Essa é uma das pinturas mais conhecidas de Pablo Picasso e, em minha modesta opinião, também a mais bonita. Foi pintado em 1937 e exibido pela primeira vez na Exposição Internacional de Paris, no pavilhão da República Espanhola. Óleo sobre tela do estilo cubista, nas cores preto e branco, mede 350cm x 782cm e retrata todo o horror de Picasso com o bombardeio sofrido pela pequena cidade espanhola Guernica, em 26 de abril de 1937, por aviões nazistas em apoio ao ditador Francisco Franco.

"Guernica", de Pablo Picasso, atualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri

Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

“Não, a pintura não está feita para decorar os cômodos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo” – declarou Picasso sobre sua obra. Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, então, teria respondido: “Não, foram vocês!”.

Costumo dizer, nos meus ataques de pretensão, que por vezes me enxergo nesta pintura. É uma de minhas preferidas e a uso como fundo no meu perfil no Twitter.

Acompanhe neste vídeo a pintura de Picasso em 3D. Boa viagem!

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

Uma resposta para “Guernica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: