A possível quebra global do sistema GSM

Douglas Rodrigues
Diário2.com (Portugal)
.
Você é usuário do sistema “clássico” de transmissão de dados? Então é melhor atentar ao que acontece com ele, e claro, no mundo digital. A tecnologia de criptografia usada para evitar a espionagem em GSM (Global System for Mobile Communications) possui muitas falhas, o que torna extremamente fácil a sua quebra. Cada telefone possui uma chave/senha secreta, conhecida pela rede. Quando uma chamada é realizada, uma nova chave, derivada, é gerada e usada para criptografar a chamada. E o êxito da quebra, se faz através da chave de sessão.

O engenheiro e pesquisador Karsten Nohl, responsável pelo estudo sobre o sistema usado por bilhões de pessoas no planeta, já realizou a quebra desse outrora, mas manteve os resultados em sigilo. O cientista e sua equipe são conhecidos e respeitados pelos trabalhos desenvolvidos na área da comunicação.

Dessa vez, ele pretende disponibilizar os esquemas de códigos através do sistema P2P (peer-to-peer). Isso significa que os dados obtidos não ficariam em apenas um computador, mas em vários, espalhados pelo mundo.

Segundo Nohl, tal feito seria para alertar os utilizadores do sistema sobre as falhas que este possui, e que apesar de já conhecidas, muitas vezes são omitidas pelas prestadoras ou nem são levadas em consideração. O alerta forçaria uma maior atenção à segurança do sistema, que segundo muitos especializados, “tem mais buracos que um queijo suíço”.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: