Esquerda confirma vitória no Uruguai

.
Pepe Mujica é o presidente eleito do Uruguai. Mesmo sem o resultado oficial, a vitória da Frente Ampla já foi reconhecida até mesmo pelo candidato adversário, Luis Lacalle. Teve festa nas ruas e Mujica já discursou como vencedor.
.
Tijolaço.Com
.
Ainda sem os resultados oficiais e confiantes nas pesquisas que apontam, unanimemente, para uma vantagem de sete pontos percentuais da Frente Ampla no segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai. Desde o fim da tarde, milhares de pessoas encheram as ruas de Montevidéu e das principais cidades do interior para festejar a vitória do ex-guerrilheiro Jose “Pepe” Mujica. Agora à noite, Mujica fez um discurso onde apelou  pela unidade em torno de seu governo,  e demonstrou uma atitude de grande humildade. Ao dirigir-se às centenas de pessoas que o aplaudiam, no primeiro discurso oficial, Mujica disse:
” – Sabem, este mundo está ao contrário. Vocês deveriam estar aqui no palanque e eu aí embaixo, aplaudindo. Festejem, uruguaios, festejem. O poder político está no coração das massas, me custou toda a minha vida aprendê-lo. Uma coisa posso dizer: podemos até cometer erros, mas não vamos ficar fazendo cera (no governo)”.

Tabaré Vázquez comemora com Pepe Mujica

 

.
**************************************************
.
Perfil do novo presidente uruguaio
Pepe Mujica nasceu em Montevidéu em uma família de classe média. Na juventude, filiou-se ao Partido Nacional (Branco). Mas, nos anos 60, optou pela militância de esquerda e entrou para o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros. Rapidamente, tornou-se um dos principais líderes do grupo que protagonizou as principais ações da guerrilha armada no Uruguai. Em 1969, durante algumas horas, os tupamaros tomaram a cidade de Pando. Durante confrontos com as forças de segurança, ele foi ferido com seis balas. Foi torturado nos 13 anos em que ficou preso. Só foi libertado em 1985, com a volta da democracia.
Mujica transformou o grupo de ex-guerrilheiros em um coeso partido político que posteriormente integrou a coalizão Frente Ampla. Para um ex-guerrilheiro tupamaro, as propostas de Mujica são moderadas – a mais polêmica é a defesa do direito ao aborto.
A casa simples (onde tem viveiros de flores e planta hortaliças) e mora com sua mulher – a senadora Lucia Topolansky, também ex-guerrilheira – é um retrato da modéstia do candidato. Os meios de transporte de Mujica também ilustram seu cotidiano. Durante duas décadas, ele teve uma lambreta que, segundo depoimento de amigos, “caía aos pedaços”. Há menos de cinco anos, já no governo de Tabaré Vázquez, ele decidiu trocar a lambreta por um Fusca modelo 1982.

Mujica em seu sítio com a cachorra Manuela

Manuela, uma cachorra de 16 anos (na foto), acompanhou Mujica durante sua campanha na periferia de Montevidéu. A cadela era presença frequente nos desfiles e comícios do ex-guerrilheiro tupamaro, de 74 anos, da Frente Ampla. A presença de Manuela foi só mais um item da informalidade da campanha deste ex-preso político que abomina as gravatas e despreza o protocolo. Mujica decidiu passar as últimas horas de campanha em seu sítio, para se preparar para o dia da votação. Ele se recusou a dar entrevistas, mas aceitou receber uma rápida visita de repórteres no local, onde tem viveiros de flores e planta hortaliças. Durante o passeio, ele lamentou o aquecimento global, que causou uma seca intensa na região que afetou suas plantações. [fonte: Estadão]
Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

Uma resposta para “Esquerda confirma vitória no Uruguai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: