Já no caso de Lula, Google sequer pede desculpas

Lula, no Google

Há mais de um ano soube dessa notícia e a comprovei. Ao digitar a palavra “mentiroso” no Google, o primeiro resultado da busca é o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa semana o fato teve uma repercussão absurda no twitter e surgiu a explicação: “Bomba do Google”:

Google bomb (Bomba do Google ou Bombardeio Google) é um fenômeno caracterizado por tentativas de influenciar a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas. Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais. O termo “bombardeamento Google” foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary.
O bombardeamento é usado para fins não comerciais. Spamdexing é a prática de fazer modificações no código fonte de forma a enganar o robot e dar maior visibilidade a uma determinada página, colocando-a em melhores posições na página de resultados, ou ainda para influenciar a categoria à qual a página foi designada..
No site SigaMPost, uma leitora questiona:
Avelina Martinez Gallego, 25/11/2009
“O Google está a serviço de quem?

Vocês já tentaram digitar “mentiroso” no Gogle?Eu fiz isso hoje e, na primeira linha há uma indicação que nos remete à Wikipédia onde, PASMEM, aparece uma mini-biografia do presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva.Será possível que a oposição ao presidente desceu a níveis tão baixos?Como parte integrante dos 80% dos brasileiros que aprovam e acreditam em Lula, espero uma reparação urgente. Isso é uma afronta a todo o povo brasileiro.”

Logo abaixo, o site informa que encaminhou o questionamento ao Google Brasil e publica a resposta obtida:

Prezada Avelina, em razão do seu questionamento SigaMPost entrou em contato com a equipe do Google Brasil. Em razão do contato, segue resposta postada na capa do site:

“Sobre a pergunta que nos foi encaminhada, informo que o Google é uma ferramenta de busca que verifica mais de um trilhão de páginas na web automaticamente e cria um índice de relevância dessas páginas baseado em algumas centenas de critérios presentes no algoritmo matemático do Google. Apesar da complexidade dessa tarefa, de vez em quando verificamos algumas distorções criadas artificialmente. A esse fenômeno foi dado de BOMBA GOOGLE e trata-se de uma tentativa de manipular temporariamente os resultados do Google empreendido por um grande número de usuários da internet. Em geral, o Google não intervém nas Bombas Google, por estas terem caráter humorísticos ou políticos. O tempo e o uso da ferramenta se encarrega de corrigir essas distorções. Estaríamos agindo em favor de alguém se interferíssimos nessas manifestações de usuários.”

Atenciosamente,

*Felix Ximenes*

Global Communications and Public Affairs | Google Brasil.

Nota:

Mesmo que o Google não tenha responsabilidade direta com a imagem racista de Michelle Obama ou com a bomba que alterou a classificação do nome de Lula e o transforma em sinônimo de mentiroso, tem o dever de se retratar e alterar o conteúdo. Sabemos que é possível, bastando querer. O que me espanta é uma empresa permitir ofensas e agressões desse nível em seu conteúdo que é sua fonte de lucro. Tanto a Casa Branca quanto o Palácio do Planalto deveriam pedir explicações judicialmente e exigir retratação. Ofensa é crime em qualquer lugar.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: