.
Ao digitar o nome da primeira-dama dos EUA, “Michelle Obama” no site de buscas Google Imagens, aparece uma foto montagem onde seu rosto é substituído pelo de um macaco.
O Google pediu desculpas pela imagem racialmente ofensiva, que é a primeira da lista oferecida como resultado à busca pelo nome de Michelle Obama no site de buscas.
O site colocou o aviso “Resultados de Busca Ofensivos” – logo acima do destaque da foto montagem – sobre a imagem dizendo que “algumas vezes nossos resultados são ofensivos”. Mas o Google se recusou a retirar a imagem dos resultados de busca, dizendo que não remove conteúdo simplesmente porque recebe reclamações. “O Google vê a integridade dos nossos resultados de busca como uma prioridade extremamente importante”, disse o site. A Casa Branca não comentou o incidente.
No site BBC Brasil está aberto um fórum de discussão sobre o assunto.
27 novembro, 2009 at 3:38 PMnov
Acho errada a posição adotada pelo Google. Deveria retirar a foto-montagem retratando a primeira dama americana como uma macaca. Se trata de uma tremenda falta de cortesia e educação dos administradores do Google. É ofensiva, racista e pobre de imaginação. A casa Branca deveria “exigir” a retirada da montagem. Mas vamos aguardar porque se o fizer os complexados com a pujança da America do Norte começaram a dizer que o “Império” exigiu, que mandou etc…
Eu como brasileira nascida no Rio de janeiro deixo registrado o meu repúdio a atitude do Google em não retirar a foto-montagem de evidência racista de uma pessoa tão simpatica ao mundo. NOTA zero para a atitude do Google.