Obama concede entrevista à blogueira cubana

.
Yoani Sánchez já recebeu diversos prêmios de jornalismo
.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu uma entrevista sem precedentes à blogueira cubana Yoani Sánchez, que é abertamente crítica ao governo da ilha.

Yoani Sánchez

Sánchez havia enviado um questionário com sete perguntas ao líder americano e ao presidente cubano, Raúl Castro, sobre a relação entre os dois países. Obama foi o primeiro a responder às perguntas de Sánchez, autora do blog Generación Y.
“Depois de meses de tentativas consegui fazer com que um questionário chegasse ao presidente norte-americano Barack Obama com alguns desses temas que não me deixam dormir”, disse a blogueira ao jornal espanhol El País.
Na entrevista, Obama disse que quer uma relação melhor entre os Estados Unidos e Cuba. Mas o presidente voltou a afirmar que qualquer mudança da política americana em relação à ilha dependerá da ação das autoridades cubanas em responder ao desejo da população para aproveitar os benefícios da democracia.
“Há tempos que digo que é hora de estabelecer uma diplomacia direta e sem condições, seja com amigos ou com inimigos. No caso de Cuba, o uso da diplomacia deveria resultar em maiores oportunidades para promover nossos interesses e as liberdades do povo cubano”, disse Obama na entrevista.
Obama ainda agradeceu a oportunidade de mostrar suas impressões e não descartou uma visita ao país, contanto que o povo possa desfrutar dos mesmos direitos das populações do resto do continente.
.
Blogs
O blog Generación Y foi eleito como um dos 25 melhores do mundo pela revista americana Time. A autora já recebeu diversos prêmios, entre eles o Ortega y Gasset de jornalismo, na Espanha.

Capa do blog Generación Y

Em uma entrevista à BBC Mundo há Sánchez afirmou que no último dia 6 de novembro, ela foi detida durante quase meia hora e espancada por um grupo de homens para impedir que ela chegasse a uma manifestação pública.

No blog, ela acusou autoridades de segurança que a teriam espancado por criticar o governo de Raúl Castro.
De acordo com o correspondente da BBC em Cuba George Ballantine, os blogueiros cubanos “estão promovendo debate longe da doutrina oficial para explorar assuntos sociais e econômicos”.
“Sem dúvida, a atual tolerância do governo poderia mudar, na medida em que cresce o número de blogueiros que estão começando a condenar a perseguição aos escritores independentes e a exigir reformas estruturais”, afirmou.
.
As respostas de Obama às sete perguntas de Yoani Sánchez estão em seu blog, Generación Y, já traduzidas para o espanhol pela Casa Branca. Ao final do texto em espanhol, um link com as respostas em inglês.
.

Notas:

1) Sigo Yoani no Twitter [@yoanisanchez] e venho acompanhando sua recuperação do espancamento que sofreu há poucos dias, como é citado na matéria da BBC Brasil. Sou solidária a sua luta por liberdade e justiça.

2) Chamou minha atenção a resposta de Obama à última pergunta, se ele estaria disposto a visitar Cuba. O último parágrafo da resposta: “Anticipo el día que pueda visitar una Cuba donde toda su gente pueda gozar de los mismos derechos y oportunidades que goza el resto de la gente del continente.”

3) Se Obama não sabe (*), alguém precisa avisá-lo: Democracia por si só, não garante direito e nem oportunidades a ninguém. E o resto do povo do continente americano vai de mal a pior, tão sem direitos e oportunidades quanto o povo cubano sem liberdade de manifestação e organização. É só olhar o México, onde – teoricamente – existe democracia e o povo é “livre”. Livre para optar entre ser explorado, para continuar recebendo as sobras americanas, ou para morrer tentando atravessar a fronteira para os EUA.

4) Minha pergunta a Obama: O que faria os EUA se Raul Castro anunciasse a “queda do muro” de Cuba, declarasse que todos são livres para ir e vir, e permitisse ao povo cubano atravessar o mar e desembarcar em Miami?

(*) mera figura de linguagem, é óbvio que Obama sabe de tudo isso.

Atualização 21/11/2009 – 4h

No Twitter, sigo também Yohandry Fontana [@yohandry], defensor da revolução cubana e que trava fortíssimos debates com Yoani Sánchez. Vejam na página de Yohandry o questionamento quanto à veracidade do sequestro e agressões denunciados por Yoani.

Como comunista sou antes de tudo libertária. E por mais que o processo de revolução cubana seja instigante e apaixonante, para mim não há socialismo sem democracia, muito menos comunismo sem liberdade. Para quem é informado apenas pela grande imprensa, isso pode soar estranho. Mas quem vai além das versões oficiais, entende exatamente o que digo.

Dica: O debate entre os Y’s pelo Twitter é muito interessante.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

Uma resposta para “Obama concede entrevista à blogueira cubana

  • Gabriel-2

    Yohandry en su blog incluye datos falsos sobre Yoani. Por ejemplo, Yohandry asegura que Yoani se encontró en el año 2003 con un agente de la CIA en España, que le pagó dinero para que preparase su blog Generación Y.

    Eso no pudo suceder porque en el año 2003, Yoani residía en Suíza y no podía entrar en España porque no disponía de visado de entrada.

    Esto está perfectamente explicado en el siguiente link:

    http://tomarlapalabra.wordpress.com/2009/12/07/contra-la-mentira/

    Es imporante que se sepa que existe una campaña de difamación contra Yoani, donde se emplea la mentira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: