Reds, de 1981, é a cinebiografia do jornalista norte-americano John “Jack” Silas Reed (Warren Beatty), desde a época em que era repórter do periódico socialista The Masses no início do século XX, até a fundação do Partido Comunista dos Estados Unidos, incluindo sua vida amorosa com Louise Bryant (Diane Keaton).
Warren Beatty, considerado como um “esquerdista” americano, conhecido por suas produções e opiniões em Hollyood, produziu, dirigiu, atuou como protagonista e escreveu o roteiro de Reds juntamente com Trevor Griffiths, baseado no livro “Dez Dias Que Abalaram O Mundo”, de Reed, o mais fiel relato da Revolução Russa. Levou dois anos entre filmagem e montagem e conta ainda com Jack Nicholson, Gene Hackman, Mureen Stapleton e Paul Sorvino no elenco. Recebeu treze indicações ao Oscar e levou três estatuetas, incluindo Melhor Diretor para Warren Beatty.
Reed, que sempre foi tratado como espécie de herói na União Soviética, morreu em Moscou de tifo aos 44 anos. É o único estrangeiro enterrado com honras nas muralhas do Kremlim, ao lado do mausoléu de Lenin.
Esse filme é muito especial! Já perdi a conta de quantas vezes o assisti e, mesmo tendo três horas de duração, vale a pena cada minuto. Reds faz justiça à trajetória de John Reed, que sempre foi uma inspiração pelo empenho e paixão com que viveu suas convicções, e ainda tem sua interessante e conturbada relação com a feminista Louise Bryant. Inclui também críticas à burocratização, ao excessivo controle exercido pelo estado soviético e cerceamento da liberdade. Recomendadíssimo!
Drama, 181 min — Baixe esse filme daqui
20 novembro, 2009 at 3:38 AMnov
Bárbaro!Envolvente! Reds é mesmo um filme para ver e rever! Daqueles de ter em casa e exibir para as visitas mais interessantes e conversar muito depois.Será que ainda vai ter um dia omo em Petrogrado aquele dia?
7 fevereiro, 2010 at 3:38 AMfev
[…] capturado aqui […]
19 outubro, 2011 at 3:38 PMout
[…] do que descobrir John Reed através de seu livro e de sua cinebiografia “Reds” feita por Warren Beatty, e a partir do filme saber um pouco mais sobre a luta dos trabalhadores […]
25 outubro, 2011 at 3:38 PMout
[…] Um filme muito especial via Pimenta com Limão de Niara de […]