O filho bastardo de FHC e a imprensa

Nesta madrugada, o jornalista Ricardo Noblat em seu blog divulgou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai, finalmente, assumir o filho que teve com a jornalista Míriam Dutra, da Rede Globo. Míriam e o filho bastardo de FHC vivem em Londres atualmente.

A notícia “bomba”, segundo Noblat, foi apurada pela jornalista Mônica Bergamo e estará em sua coluna na Folha de São Paulo deste domingo, 15. amauri_FHC_Bomba_web

E daí? Um presidente com filho ilegítimo, assumido apenas após a morte da esposa, não é nenhuma novidade. O que tem de bombástico nessa notícia?

O filho em questão, Tomás Dutra Schmidt, hoje com 18 anos,  nasceu no dia 26 de setembro de 1991 em Brasília e foi registrado somente no nome de Míriam. Ruth Cardoso, falecida ano passado, sabia de tudo. Foi o próprio FHC quem lhe contou durante uma viagem a Nova York antes de ser candidato a presidente pela primeira vez.

E é neste ponto da história que está a bomba. A Rede Globo acobertou o caso. Mais: ajudou a abafá-lo também. Não é de hoje que leio e-mails sobre o assunto, com riqueza de detalhes, tal e qual os que estão na notícia redigida por Noblat, onde consta nomes de pessoas que faziam a “ponte” entre os dois, como o atual governador de São Paulo, José Serra.

Essa história nos remete à outra. Ao suposto aborto que Lula teria pedido a sua então namorada, Miriam Cordeiro – grávida da filha mais velha do presidente, Lurian – fizesse. O caso foi amplamente divulgado e explorado, não apenas pela Rede Globo mas, por toda a grande imprensa  – o famoso PIG*.

Fica a pergunta: Se o filho ilegítimo fosse de outro candidato que não FHC e a jornalista fosse de outro veículo que não a Rede Globo, o caso teria sido divulgado? Teria sido usado eleitoralmente? Jamais saberemos. Mais uma das histórias de alcôva do poder no Brasil, que normalmente só aparecem nas memórias dos envolvidos, publicadas – de preferência – postumamente.

A única certeza é a incerteza sobre a vocação investigativa da imprensa brasileira. Afffff…

* Partido da Imprensa Golpista

.

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

2 respostas para “O filho bastardo de FHC e a imprensa

  • Francisco E. Xavier

    Lamentável…A imprensa fazer chegar a uma filha do Sr. Presidente, que este o teria encaminhado sua morte..Quanto ao episódio do filho do outro Presidente, nada de bombástico, visto que tanto o pai, quanto a mae e a esposa do presidente foram sempre afins com a condução do processo.

  • Manoel Soares Magalhães

    Pois é, até parece que a gente não tem com o que se preocupar. Adorei o texto!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: