O Beijo em Times Square

Fotografias famosas do séc. XX

.
.

A fotografia intitulada “O Beijo” foi tirada na Times Square no dia 14 de agosto de 1945 por Alfred Eisenstaedt. Nesse dia, os americanos saíram às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

“No Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima de meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira” – declarou Alfred Eisenstaedt.

A enfermeira foi identificada como Edith Shain. Em 1980, então com 62 anos, ela enviou uma carta ao Eisenstaedt, na qual dizia: “Nunca o assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram” – escreveu Edith. A revista Life tentou identificar o marinheiro, mas não foi possível já que se apresentaram 11 candidatos e todos poderiam estar falando a verdade, pois naquele dia vários marinheiros festejaram beijando todas as garotas que encontravam pela frente. Recentemente, um teste de biometria realizado por Lois Gibson, especialista forense que já desvendou mais de cem crimes, revelou que o homem da foto é Glenn McDuffie. Glenn, que sempre teve medo que morrer antes de ter sua identidade confirmada, conta que esperava o metrô quando ouviu a notícia do fim da guerra: “Fiquei tão feliz que saí para a rua, quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a” – declarou. Eles não trocaram uma palavra sequer. Existe uma outra foto, do mesmo beijo, feita pelo fotógrafo Victor Jorgensen de um ângulo um pouco diferente também identificada pelo mesmo título.

Alfred Eisenstaedt, natural da antiga Prússia e naturalizado norte-americano, sobreviveu a um ataque durante a Primeira Guerra Mundial que lhe afetou ambas as pernas. Foi freelancer da Associated Press, registrou em 1933 o encontro de Hitler e Mussolini na Itália, participou da formação inicial da revista americana Life, registrou os efeitos da bomba atômica no Japão e fotografou personalidades como Winston Churchill, Marlene Dietrich, Marilyn Monroe, Ernest Hemingway, JFK e Sophia Loren. Eisenstaedt faleceu em Nova Iorque em 1995, aos 96 anos.

.

O Beijo em Times Square na versão em lego, feita pelo artista plástico britânico Mike Stimpson

About these ads

Sobre Niara de Oliveira

Ardida como pimenta com limão! Jornalista marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo. Ver todos os artigos de Niara de Oliveira

One response to “O Beijo em Times Square

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 84 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: